sábado, 23 de agosto de 2014

FOGO FÁTUO resenha



   Suspense psicológico à la brasileira...




 Fogo Fátuo, conto inicial da coletânea com o mesmo nome, narra a história de Gilmar da Silva, um ribeirinho que cuida de três netos, além da esposa, um dia seu amigo de longa data bate à porta dele, no qual jura ter visto uma criatura de fogo. Para convencer Gilmar da verdade, seu amigo propõe uma aposta para saírem à noite em busca da criatura. O que seria a visão? Realidade ou loucura da mente deles?

 Resenha:

  Vou resenhar apenas o primeiro conto da coletânea, conto este que muito me agradou. Algo que encanta logo à primeira lida é a simplicidade, o clima cotidiano, de fim de tarde, de vida comum que é passado à estória. É algo que pode ocorrer com você em um fim de semana na casa de sua avó, ou no fim de um dia comum.  
   Em momento algum há terror explícito, não sei nem se dá para chamar a obra do Maurício de terror, pois está mais para suspense. De qualquer forma, nada é explícito, tudo fica na especulação, no boca a boca, na suspeita. As pessoas não veem a suposta criatura de fogo, veem vultos dela. Alguns acreditam em sua existência e outros não. É um suspense psicológico. Gosto de comparar a estrutura do conto com aquelas rodas em volta da fogueira, onde se contam estórias de terror.
   Mas o que realmente impressiona é o modo como o autor consegue juntar simplicidade a complexidade narrativa de um suspense psicológico. Mais impressionante ainda é como o Mauricio consegue criar suspense nesse cenário comum, ribeirinho. Todos os personagens têm sotaque da região e são comuns a ela. As descrições dos cenários amazônicos são muito belas, o leitor consegue imaginar e se situar na estória.

    Resumindo, Fogo Fátuo é um ótimo conto, prende o leitor e é bastante complexo sob a máscara cotidiana. 

Curta a página da coletânea no Facebook:  https://www.facebook.com/livrofogofatuo?fref=ts
Outro trabalho do autor que foi disponibilizado neste link. O conto é menor em tamanho, mas não em criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário